segunda-feira, 22 de junho de 2009

Do caos a criação Publicitária - Palestra de João Azanello Carrascoza

Encerrando as atividades do Granja na sexta feira pela manhã Carrascoza veio falar de processo criativo. E mais uma vez fui rumo a Itajaí, dessa vez saindo de casa as 5 da manhã, mais valeu muito a pena.
Segundo Carrascoza é "do caos que vem toda criação" e para criar não é preciso ser gênio, basta apenas ter uma sensibilidade para perceber o que ja existe a nossa volta e saber juntar de maneira harmoniosa as informações, o processo de bricolagem, que associa ideias, valores e signos semelhantes que representem a situação fazendo uma nova composição tomando de partida imagens e textos fundadores.
a citação de textos prontos, criação de paródias devem levar em consideração também o conhecimento do público alvo da campanha para que eles reconheçam os elementos fundadores podendo assim ter um entendimento maior alcaçando um resultado mais satisfatório para a campanha.
Outro ponto colocado e que merece muita atenção é a responsabilidade e a ética ao usar o ready-made, ou seja utilizar de textor e imagens já prontas. Até a onde esses são elementos fundadores, qual a fronteira entre a partida de ideias e o plágio? Lembrando sempre que cópia não é criação.

;]

Nenhum comentário: