segunda-feira, 15 de junho de 2009

TENDÊNCIAS DO MERCADO PUBLICITÁRIO: Novas mídias e a Interatividade

A sociedade evolui tanto a nível psicológico quanto tecnológico, e essa evolução resulta em novos hábitos, comportamentos e criação de novos valores. A propaganda acompanha, desde o seu princípio, todas essas mudanças se renovando criativamente.

Com o crescimento das cidades e o aumento da população o mercado se tornou cada vez mais competitivo e a atividade publicitária ganhou força nessa batalha e invadiu de vez a vida das pessoas. O aparecimento de novas mídias de comunicação em massa, o rádio, a televisão, a internet, foram garantindo novos espaços para a propaganda.

Acontece que essa grande quantidade de informação já não atinge a população com a mesma eficácia de antigamente. As pessoas já não prestam mais tanta atenção nas propagandas, e muitas já utilizam a opção de driblar e fugir dos anúncios, oferecidos cada vez mais pelas novas tecnologias.

Mais uma vez o mercado publicitário precisa se renovar. Acontece que essas mudanças estão se tornando cada vez mais rápidas. A sociedade moderna, livre e digital vem perdendo esse conceito de massa segmentando-se cada vez mais. Segundo o publicitário Mário Kempenich a reformulação não deve restringir-se apenas ao marketing e sim a todo o sistema industrial. Apostar na produção segmentada voltada para um público mais reduzido pode ser mais vantajoso que a produção em larga escala, um produto e uma campanha direcionados e adaptados a pequenos grupos pode trazer mais retorno que as grandes campanhas tradicionais nos veículos clássicos de comunicação que já passam despercebidos.

Outra maneira de seguir o rumo da desmassificação são os produtos personalizados. “Montar” seu próprio carro, deixar ele com o seu estilo, mexe com o lado emocional do consumidor. Essa interatividade, mesmo que limitada, é um atrativo em meio ao turbilhão de anúncios e informações que todos nós recebemos todos os dias do acordar ao amanhecer.

Ainda sobre essa concorrência gigantesca pela nossa atenção que acabou banalizando os estilos clássicos de mídia, as marcas estão precisando encontrar outras maneiras de se comunicar e outros locais inéditos para se instalar, quebrando a monotonia dos anúncios convencionais. Trago aqui alguns exemplos interessantes de novas mídias:

Publicidade nas caixas de pizza:

A idéia criativa de levar a propaganda às caixas de pizza é da OneMídia, com sede em São Paulo e está presente hoje em 18 estados brasileiros e tem mais de 5.500 pizzarias parceiras que distribuem as embalagens com propaganda






Com a crescente preocupação com a poluição visual o uso de mídias indoor vem chamando cada vez mais atenção. A campanha da DM9 DDB de divulgação do Guaraná Antártica Street Festival invade as estações de metrô e shoppings Center da cidade de São Paulo com o adesivo-bowl criando ilusão de uma pista de skate que chamam atenção para as atrações do festival





A crise econômica tem feito com que vários varejistas fechem as portas nos EUA deixando grandes espaços vazios em pontos comerciais se ótima localização nas grandes cidades americanas. A solução criativa foi transformar as fachadas das lojas em espaços para anúncios







Vivemos hoje na era dos avanços tecnológicos digitais que estão cada vez mais presente e essencial em nossas vidas. A chamada "Mídia Digital Out of Home", utiliza de monitores instalados em locais de grande circulação de pessoas






Surpreender o consumidor anunciando em locais inovadores aonde não se espera encontrar peças publicitárias é uma forma mais eficaz de alcançar o publico principalmente quando são inovadoras e carregadas com toques de humor. Conseguir fazer com que as pessoas se divirtam com a propaganda é fazer também com que elas repassem a mensagem aos seus conhecidos fazendo publicidade passiva sem nem mesmo ter essa intenção. O chamado “boca a boca” é a forma mais barata e se não a mais eficiente de fazer propaganda. É natural do ser humano socializar suas experiências fora do comum e nesse meio entram os anúncios inusitados e inovadores, que mesmo não utilizando os grandes meios de comunicação em massa, mas acabam atingindo a massa.

Nota-se também a crescente quantidade de eventos ligados às marcas, festivais de música, festas, premiações, espaços interativos... promovem as empresas e ainda coloca o público em maior contato e identificação com essas marcas, uma interação que estreita a relação, as vezes até afetiva, entre produto e consumidor.

Fraldário montado pela JOHNSON’S® baby no Bourbon Shopping em São Paulo, onde as mães têm a disposição os produtos da linha relacionados à rotina de troca de fraldas.







A interatividade é outra maneira de quebrar a banalidade dos anúncios clássicos, principalmente os da televisão onde o interlocutor apenas recebe passivamente as informações. Os avanços da tecnologia criam novas mídias digitais, mais sem dúvida a internet é a mais abrangente de todas. Enor Paiano, diretor de publicidade da UOL diz que “o diferencial da internet no final das contas é a infinita capacidade de hospedar conteúdos”, o usuário é ativo o que a torna a mídia mais interativa de todas. Outra vantagem da internet é a sua abrangência global e a facilidade de ser acessada de qualquer parte podendo se comunicar e trocar arquivos em tempo real com o outro lado do globo graças a sua ampla cobertura. A internet é cada vez mais popular apoiada até pelos governos com seus trabalhos de inclusão digital. A internet é bastante eclética e tem como ser útil ao mercado local e ao mercado global das grandes multinacionais ao mesmo tempo.

Já existem hoje ferramentas inteligentes de target que acompanham a atividade do usuário na rede e oferecer uma publicidade mais apropriada ao comportamento deste.

Mais não é só a internet que pode interagir com o interlocutor, a MICA, que produz postais publicitários, lançou recentemente duas campanhas que interagem com quem recebe estes postais. Um em comemoração aos 121 anos da abolição dos escravos no Brasil (1), comemorada no dia 13 de maio, tem o objetivo de conscientizar a existência de trabalho escravo ainda hoje nas carvoarias, sujando as mãos de quem pega o postal e deixando a questão “Você também vai lavar as mãos para esse assunto?”. A outra campanha para o GRAAC (2) traz o título “raspe e ganhe” no modelo de “raspadinha” a peça traz a imagem de um garoto que sofre de leucemia e ao raspar o postal o menino ganha cabelos exaltando a importância da contribuição à causa.
(1)






(2)












Num mundo onde tudo ocorre com extrema rapidez e o acúmulo de atividades provoca falta de tempo, conseguir divulgar algo requer bastante criatividade e inovação. Quando as pessoas começam a fugir da propaganda é preciso encontrar meios de fazê-las ver propaganda, de gostarem de propaganda. Utilizar a propaganda como parte do entretenimento, um momento re relaxamento da correria do dia a dia é hoje o desafio do mercado publicitário. Modificar o estilo de propaganda aderindo a era digital e não mais interrompendo as atividades das pessoas e a paisagem e sim sedo parte integrante delas.

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